É,
agora
deu
preguiça.
Esse
vai
ser
um
big
resumo.
Vamos
lá.
Quando
a
gente
declara
uma
função,
a
gente
coloca
o
tipo
de
dados
que
ela
vai
(se
for)
retornar,
seu
nome
e
os
parâmetros
entre
().
A
partir
daí,
é
só
escrever
os
comandos
dentro
do
bloco
de
código.
Exemplos:
int
resto
(int
n1,
int
n2)
{
return
n1
%
n2;
//retorna
um
número
inteiro
porque
a
função
é
do
tipo
int
}
Se
a
função
não
tiver
que
retornar
nada,
só
imprimir
ou
manipular
valores,
por
exemplo,
ela
vai
ser
do
tipo
void
e
o
livro
dá
o
nome
de
procedimento.
No
fundo,
a
diferença
entre
procedimento
e
função
é
que
o
procedimento
não
retorna.
Os
parâmetros
são
declarados
sempre
com
tipo
e
nome,
e
separados
por
vírgulas.
Não
tem
problema
o
nome
do
parâmetro
(que
nem
n1
e
n2
do
exemplo)
serem
diferentes
das
variáveis
que
você
vai
mandar
pra
lá.
Se
dentro
da
função
você
usar
os
nomes
dos
parâmetros,
e
não
das
suas
variáveis
do
programa
principal,
vai
funcionar
perfeitamente.
Se
quiser
colocar
os
mesmos
também,
tanto
faz.
OBSERVAÇÃO
IMPORTANTE:
variáveis
que
não
são
vetores
passam
apenas
uma
cópia
do
próprio
valor
pra
dentro
da
função.
Portanto,
tudo
que
for
modificado
DENTRO
da
função
não
vai
se
aplicar
à
variável
do
lado
de
fora.
Já
vetores
passam
o
próprio
endereço,
portanto
se
você
mudar
um
vetor
dentro
da
função,
o
original
do
lado
de
fora
vai
ser
modificado.
O
lugar
certo
de
declarar
as
funções
no
seu
programa
é
você
quem
escolhe.
Eu
gosto
de
declarar
todas
antes
da
main
(inclusive
o
que
ela
faz),
mas
caso
você
queira
declará-las
depois
tem
que
colocar
a
chamada
antes
(C
é
uma
linguagem
burrinha
que
não
caça
sua
função
depois
da
main
caso
você
a
chame).
A
chamada
é
o
seguinte:
você
coloca
o
tipo,
nome
e
parâmetros
(caso
tenha)
da
função
lá
em
cima
da
main
e
depois
coloca
ponto
e
vírgula.
Aí,
você
escreve
a
main,
belezinha,
e
você
vai
escrever
sua
função
depoooois
da
main,
com
os
comandos
dela
bonitinhos
:D
int
resto
(int
n1,
int
n2);
int
main
()
{
//comandos
}
int
resto
(int
n1,
int
n2)
{
return
n1
%
n2;
//retorna
um
número
inteiro
}
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