Vetores
são
como
as
variáveis
normais,
só
que
um
vetor
pode
guardar
mais
de
um
valor
ao
mesmo
tempo.
Imagina
um
vetor
como
uma
caixinha
com
várias
divisões,
e
cada
divisão
equivaleria
a
uma
variável
normal.
Tanto
que
tudo
parece
com
o
normal,
a
declaração,
a
atribuição
de
valores
e
tal.
int
i,
vetor[5];
Pronto,
declarei
um
vetor
de
5
posições.
Em
C
a
gente
TEM
que
colocar
quantas
posições
esse
vetor
vai
ter
na
declaração
dele.
OBSERVAÇÃO
IMPORTANTE:
num
vetor
de
x
posições,
os
índices
vão
de
0
a
x-1.
Portanto,
no
meu
vetorzinho
de
5
posições
eu
tenho
0,
1,
2,
3
e
4
como
índices.
E
quando
a
gente
declara,
todas
essas
posições
são
iniciadas
com
valores
aleatórios.
Por
isso,
antes
de
usar
seu
vetor
(ou
qualquer
variável)
sempre
inicialize,
senão
vai
dar
lixo.
Pra
atribuir
um
valor
a
uma
posição
do
vetor
é
só
colocar
qual
posição
eu
quero
e
atribuir.
TARAAAN!
Tipo
vetor[0]
=
18;
Taí,
a
primeira
posição
do
meu
vetor
tem
o
valor
18
guardado.
A
gente
também
pode
atribuir
valores
direto
na
declaração,
assim:
int
vetor[5]
=
{18,
14,
9,
5,
44};
Dessa
forma
nosso
vetor
já
não
vem
mais
com
lixo,
já
vem
com
esses
valores.
Se
eu
declarar
um
vetor
de
5
posições
e
declarar
só
3
delas
desse
jeito,
por
exemplo,
as
outras
automaticamente
são
declaradas
com
0.
Uma
matriz
é
um
vetor
cujas
posições
contêm
outros
vetores.
A
declaração
é
igual
à
do
vetor:
int
matriz[5][3];
em
que
cada
uma
das
5
posições
tem
um
vetor
de
3
posições.
Tipo
isso.
Dá
até
pra
desenhar,
fica
assim:
[
][
][
][
][
]
[
][
][
][
][
]
[
][
][
][
][
]
A
gente
pode
fazer
vetores
de
múltiplas
dimensões
(sério,
quantas
a
gente
quiser),
mas
fica
meio
difícil
de
ver
então
é
melhor
com
no
máximo
3
mesmo.
Pra inicializar uma matriz seria bem
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